Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias terá protesto contra ampliação do porto de S.Sebastião

Litoral Norte – O Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, que será comemorado neste sábado (19), terá ações em diversas praias do litoral norte. Entidades ambientalistas, em conjunto com a sociedade, estão engajadas para manter esses paraísos ecológicos limpos. Em Ilhabela a ação ocorrerá no mangue localizado ao lado do terminal das balsas, a partir das 10h, e será organizada pelo Instituto Ilhabela Sustentável, em parceria com o Ilhabela Rugby e a Come Together.

Em Caraguatatuba, voluntários de diversos segmentos da comunidade participarão do evento a partir das 9h, no Porto Novo, Flecheiras, Palmeiras, Indaiá e Cocanha. O Rio Juqueriquerê e a Lagoa Azul, no Capricórnio, também terão ações alusivas à data. A iniciativa mobilizará diversos voluntários, que vão recolher o lixo acumulado nas praias, rios, lagoas e mangues do município. O objetivo é conscientizar a população sobre o descarte adequado desses resíduos. O material coletado no mutirão será catalogado e enviado para a reciclagem.

Em São Sebastião, a data será marcada por uma manifestação contra a ampliação do Porto de São Sebastião. Um abraço simbólico será organizado no Mangue do Araçá, local que deverá desaparecer do mapa, caso a expansão se concretize. Os organizadores pretendem realizar o abraço por terra e mar. Para isso, estão convidando proprietários de embarcações ou praticantes de stand up paddle, caiaques, canoas, entre outras, para participar do evento. A ação será condenada pelo movimento “Apaixonados pelo Mangue”.

Na Praia da Baleia a ação será realizada com voluntários da Sabaleia (Sociedade Amigos da Baleia) e ICC (Instituto Conservação Costeira).

Praia de Toque Toque Grande, em São Sebastião, tomada por urubus em meio a turistas Já a prefeitura realizará o evento, que terá coordenação do Instituto Terra & Mar, como nos últimos 14 anos. Desta vez a ação ocorrerá em 15 praias e um rio do município (Enseada, Canto do Mar, São Francisco, rio da Reserva du Moulin, Praia Deserta, Porto, Praia do Deodato, Mangue do Araçá, Praias do Cabelo Gordo e Segredo, Barequeçaba, Guaecá, Boiçucanga, Barra do Sahy, Barra do Una, Juréia e Boracéia).

A prefeitura e a entidade contarão com a colaboração de aproximadamente 400 voluntários (entre moradores e turistas), além da Praia do Porto Grande, que terá ação dos alunos do Colégio Objetivo, a partir das 8h, do sábado. As equipes de voluntários limparão a praia, separando e catalogando as diferentes categorias de lixo em fichas de coletas de dados padronizadas internacionalmente.

De acordo com a prefeitura de São Sebastião, esses dados têm sido importantes na formulação de políticas públicas e legislação em vários países que participam da campanha, em relação ao descarte e destinação de resíduos sólidos. Todos os resíduos possíveis de serem reciclados serão separados, e encaminhados à reciclagem.

“Sugere-se trazer um par de luvas, vontade de exercer o espírito voluntário e contribuir para um ambiente mais saudável”, disse Shirley Pacheco de Souza, do Instituto Terra & Mar e coordenadora do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias São Sebastião.

História

O projeto foi idealizado pelo navegador australiano Ian Kiernan. Em 1987, Kiernan participou da regata solo BOC Challenge, ao redor do mundo, e deparou-se com a poluição de várias praias. A campanha de limpeza começou em 1989 no Porto de Sydney com a adesão de 40 mil pessoas. No ano seguinte ocorreu o primeiro Clean Up Australia Day que envolveu cerca de 300 mil participantes.

Em 1993, a ideia foi apresentada ao Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente e surgiu o Clean Up the World. Anualmente, o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias reúne cerca de 35 milhões de pessoas ao redor do planeta.

Fonte: Portal Litoral Norte - https://wwwportallitoralnorte.wordpress.com/2015/09/17/dia-mundial-de-limpeza-de-rios-e-praias-tera-protesto-contra-ampliacao-do-porto-de-s-sebastiao/

Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square