Fiscalização contém avanço de ocupações irregulares em São Sebastião

A operação utilizou imagens de satélite e fotografias aéreas

Cerca de 50 construções localizadas na região de Barra do Sahy e Baleia, zona de amortecimento do Parque Estadual da Serra do Mar, foram vistoriadas nesta quarta-feira (17) por Equipes da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e da Polícia Militar Ambiental. A operação tem por objetivo conter o avanço de ocupações irregulares na costa sul de São Sebastião, no Litoral Norte.

A ação, acompanhada de perto pelo secretário estadual do Meio Ambiente, Ricardo Salles, mobilizou os melhores recursos tecnológicos e de inteligência disponíveis. A operação teve início na sala de controle da Coordenadoria de Fiscalização Ambiental, em sua sede na capital, onde foram utilizadas imagens de satélite e fotografias aéreas de anos diferentes para monitorar as ocupações e detectar movimentos de ampliação das áreas já existentes.

A operação para conter o avanço das moradias irregulares foi realizada nesta quarta-feira (Foto; Divulgação)

A partir deste levantamento e checagem de informações, foi planejada a operação, que contou com o emprego de um helicóptero de última geração e apoio de equipes de terra da Polícia Militar Ambiental, para chegar aos locais previamente selecionados. Em campo, os agentes verificam a situação de cada ocupação. Os responsáveis pelas construções confirmadas como irregulares pelos policiais ambientais responderão a processo administrativo para reparação dos danos ambientais em vegetação de Mata Atlântica. As ocupações comprovadamente irregulares que se encontram vazias ou em construção podem ser desfeitas. Nas primeiras horas da operação, apenas uma ocupação irregular encontrada foi alvo de desfazimento.

A ação integra o trabalho do projeto Litoral Sustentável, que visa promover a proteção da biodiversidade e dos mananciais na zona litorânea do estado. Uma das metas deste programa é prevenir novas ocupações irregulares em desacordo com a legislação ambiental e erradicar ocupações de famílias em situação de alto risco em áreas geologicamente instáveis e de condição socioambiental frágeis. Em São Sebastião, esta foi a primeira operação do programa Litoral Sustentável.​

Fonte: http://www.atribuna.com.br/noticias/noticias-detalhe/litoral-norte/operacao-de-fiscalizacao-contem-avanco-de-ocupacoes-irregulares/?cHash=9796fcac5bd1d0d8d7a929a7e4b20e7e

Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square