Baleia-jubarte é encontrada morta na praia de Maresias em São Sebastião

Animal foi encontrado morto na manhã desta sexta-feira (19). Causas da morte serão investigadas pelo instituto Argonautas.

Uma baleia-jubarte foi encontrada morta na manhã desta sexta-feira (19) na Praia de Maresias em São Sebastião. O corpo do animal, um macho com sete metros de comprimento, vai passar por necropsia para investigar a causa da morte.

O instituto Argonautas, que monitora a vida marinha no litoral brasileiro, explica que se trata de um animal ainda jovem. Essa baleia pode chegar a pesar 40 toneladas. Os machos adultos variam entre 15 e 16 metros de comprimento e as fêmeas de 16 a 17 metros.

De acordo com o instituto, após ser estudado o corpo será enviado para a Fundação Museu de História Pesquisa e Arqueologia do Mar (Fundamar), onde o esqueleto pode ser utilizado para exposição.

Movimento migratório Durante está época do ano, as aparições dessa espécie é comum devido ao movimento migratório – elas saem da costa sul do continente e seguem até o litoral baiano. A migração do animal costuma durar de junho a outubro e por isso é comum encontrá-lo passando por praias da região.

Apesar de despertar o interesse da população, a aproximação pode trazer riscos para o ser humano e também para as baleias. O Argonautas pede para que embarcações e banhistas mantenham uma distância segura do animal.

Fonte: http://g1.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/noticia/2016/08/baleia-jubarte-e-encontrada-morta-na-praia-de-maresias-em-sao-sebastiao.html

Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square